Narrada como uma fazenda próxima as margens do rio Piautinhga pertence a Vila do Boquim a provoação de Pau Ferro e posteriormente Salgadinho Salgadinho (em efeito do sabor característico da fonte termal existente no local) sempre teve sua fama por possuir uma fonte de água medicinal.
A partir de 1911 a local de povoamento de Salgadinho começou a ser destaque com construção da linha férrea que era muito usada pelos moraqdores de Estância com destino aos municípios bainanos. Para ter acesso ao porvoado passou a ser cobrado um pedágio pela empresa responsável pela exploração da rodovia ferroviária que influenciaou no crescimento e progresso ficando conhecido em todo o Estado pelas suas águas termais.
Segundo a história das estações ferroviárias do Brasil, a estação de Salgado foi inaugurada em 1913, na continuação da esntão linha do Timbó, que desde 1887 não era prolongada. Com a chegada dos trilhos até aquela localidade, conhecida então apenas como uma fazenda às margens do rio Piauitinga, o pequeno povoado começõu a crescer devido às suas águas termais, procuradas agora com facilidade por gente de outras cidades do estado, com as facilidades da ferrovia. Da mesma forma, a cidade de Estância. Fora do trilho, passou a se utilizar da estação como meio para ir a Aracaju, construindo uma estrada pedagiada nos anos 1910 que a ligasse à nova estação. “Já em 1920, cerca de 20 automóveis estacionavam ao lado do ponto de parada ferroviaria a fim de conuzir passageiros que se destinavam aos municipios do sul do Estado que não eram servidos de ferrovia” (Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, 1958).
Com sue crescimento economico a povoação começou a se destacar e os politicos locais logo viram a oportunidade de desmembrar o povoado de Boquim. O que de fato aconteceu em 04 de outrubro de 1927 pelo governador do Estado Manuel Correa Dantas do município de Salgado – instalado em 20 de novembro do mesmo ano.
A vila de Salgado passou a ser oficialmente cidade em 27 de março de 1938 e tem como padroeiro Senhor do Bonfim.