*************************************************************************************
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935) V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) SALGADO
HISTORICO DA LINHA: Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1956, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente nos anos 1970, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.
A ESTAÇÃO: A estação de Salgado foi inaugurada em 1913, na continuação da então linha do Timbó, que desde 1887 não era prolongada. Com a chegada dos trilhos até aquela localidade, conhecida então apenas como uma fazenda às margens do rio Piauitinga, o pequeno povoado começou a crescer devido às suas águas termais, procuradas agora com facilidade por gente de outras cidades do Estado, com as facilidades da ferrovia. Da mesma forma, a cidade de Estância. fora dos trilhoas, passou a se utilizar da estação como meio para ir a Aracaju, construindo uma estrada pedagiada nos anos 1910 que a ligasse à nova estação. "Já em 1920, cerca de 20 automóveis estacionavam ao lado do ponto de parada ferroviária a fim de conduzir passageiros que se destinavam aos municípios do sul do Estado que não eram servidos de ferrovia." (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958) Em 1927, foi criado o município de Salgado, com o crescimento que a existência da estação proporcionou. Nos anos 1950, Salgado era a única estância hidromineral do estado de Sergipe e tinha a estação ferroviária situada a cerca de
*************************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário